O Mjøstårnet de Voll Arkitekter em Brumunddal, na Noruega , foi verificado como o edifício de madeira mais alto do mundo pelo Council on Tall Buildings e Urban Habitat .
A torre de 85,4 metros de altura foi construída usando madeira lamelada colada cruzada (CLT-Cross Laminated Timber), um material pioneiro que permite aos arquitectos construir prédios altos a partir de madeira sustentável.
A empresa recebeu o título de edifício de madeira mais alto do mundo da Brock Commons Tallwood House, com 53 metros de altura, em Vancouver, que possui uma estrutura híbrida de madeira e betão. O Treet em Bergen, na Noruega, com 49 metros de altura, era o edifício mais alto de madeira até Mjøstårnet concluído em Março de 2019.
Mjøstårnet, o terceiro edifício mais alto do país, foi projectado pelo consultor norueguês Voll Arkitekter para a AB Invest. O edifício de 18 andares para uso misto contém apartamentos, o Wood Hotel , piscina, espaço para escritórios e um restaurante
O especialista em madeira Moelven Limitre realizou a estrutura de madeira do edifício, incluindo os eixos de elevador feitos inteiramente de CLT e pilares feitos de madeira lamelada colada cruzada (CLT). O CLT é feito de madeira que é aplainada e colada para formar pilares ou vigas e pode ser usada no lugar de elementos de betão ou de aço.
Mjøstårnet foi construído quatro andares de cada vez em cinco etapas de construção. Um andaime interno e um guindaste grande foram usados para içar as secções pré-fabricadas e as lajes dos pisos.
Como Brumunddal é uma área da Noruega com uma importante indústria florestal e de processamento de madeira, os materiais foram adquiridos localmente.
os elementos em CLT são fortes o suficiente para suportar grandes cargas e, usando madeira, o carbono absorvido da atmosfera pelas árvores é bloqueado permanentemente na estrutura.
O Conselho de Prédios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) revisou recentemente suas directrizes para reconhecer a madeira como um material estrutural em resposta ao que descreveu como um "aumento" no número de prédios altos de madeira em todo o mundo.
À medida que as áreas urbanas se tornam mais densas do que nunca e o número de prédios altos em construção globalmente continua a aumentar, muitos arquitectos voltaram-se para a CLT e a engenharia das madeiras como um material de construção mais sustentável.
Penda projectou um conceito para uma torre residencial e fazenda vertical híbrida , e Anders Berensson Architects desenvolveu uma proposta para uma cidade de 31 arranha-céus de madeira para Estocolmo .
No Reino Unido, os arquitectos pediram ao governo que isentasse a CLT da proibição de materiais de revestimento combustíveis. O material não só é mais ecológico que o aço, mas também afirma ser de queima lenta e auto-extinguível, sem liberar vapores tóxicos.
GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos
Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com
Comments