A ENGENHARIA É O MOTOR DE DESENVOLVIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA EM TODOS OS PAÍSES E O MOTOR DE PORTUGAL ESTÁ DEBILITADO
Não vou fingir que esta afirmação é somente provocatória.
Para mim esta é uma realidade muito pouco discutível.
Já estou a ouvir as vozes do contraditório. A vida sem arte não vale nada. A vida sem saúde não existe. A vida sem cultura é pobre e infeliz. A vida sem a nossa parte espiritual não tem significado.......Sim, Arquitectos, Médicos e Líderes Espirituais, Marketeers, Artistas de todo o género gritam alto que o homem é muito mais que a parte material do mundo.
Mas tudo se tudo isto que defendem está ao nosso alcance e na forma como a utilizamos actualmente é graças à Engenharia.
Então eu digo NÃO!
NÃO ao fingimento do que é a base importante da nossa vida.
Sem as infraestruturas, sem os materiais, sem a energia, sem as comunicações, sem tudo o que serve de suporte para a nossa qualidade de vida, de nada serve dizer que alguma coisa é mais importante que a engenharia.
Somos aquilo que somos porque construímos casas, estradas, hospitais, aviões, telemóveis, tractores, barcos, computadores, escolas, máquinas de raio x, robots, inúmeros produtos químicos e biológicos, redes de distribuição de água e energia, etc etc.
A base de tudo passa pela Engenharia e enquanto Portugal achar que pode ser evoluído somente com design e marketing nunca vai perceber porquê é que a Apple sem a Engenharia de software e de hardware nunca, mas nunca seria o que é hoje.
Por isso Portugal, é tempo de acordar e dar o devido relevo à Engenharia para bem do nosso futuro.
Joaquim Nogueira de Almeida
Engenheiro
ARTIGOS DO MESMO AUTOR:
Comentários