PERDA AUDITIVA EM CONTEXTO DE OBRA
- Engenho e Arte
- 19 de mar.
- 4 min de leitura

O acesso a dados inteligentes reduzirá os incidentes de perda auditiva induzida por ruído no trabalho, de acordo com uma empresa que desenvolveu um sistema novo e mais inteligente.
O especialista em acústica Minuendo pede uma mudança dramática na forma como as empresas monitoram e respondem à perda auditiva induzida por ruído no local de trabalho. Eles afirmam que as práticas atuais não estão fazendo nada para apoiar os empregadores, gestores de segurança ou funcionários na mitigação do risco de perda auditiva ocupacional.
Um relatório recente da Organização Mundial de Saúde destaca a dimensão do problema: estima que 1,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de perda auditiva devido à exposição ao ruído – seja através de atividades de trabalho ou de lazer. De acordo com o HSE, cerca de 14.000 pessoas no Reino Unido sofreram danos auditivos no trabalho só durante 2021 – e esta é provavelmente uma estimativa conservadora.
As atuais abordagens de conservação auditiva são ineficazes para trabalhadores em ambientes de ruído dinâmico. O EPI tradicional não fornece informações sobre o nível de proteção oferecido ou o nível de exposição a ruídos prejudiciais. Os trabalhadores não são, portanto, capazes de mudar os seus hábitos para reduzir o risco pessoal.
Essa falta de refinamento é problemática. A perda auditiva induzida por ruído ocupacional (ONIHL) é a doença ocupacional mais comum no mundo. Cada caso tem o potencial de causar enorme sofrimento e angústia individual, com impactos associados à saúde, como demência de início precoce e doenças cardiovasculares. Estes impactos na saúde também acarretam custos sociais adicionais.
Muitos casos de ONIHL podem ser atribuídos à má adoção e utilização de EPI adequados. Tampões e protetores auriculares de espuma são incômodos e desconfortáveis e dependem demais do usuário final para executar um julgamento individual sobre a frequência e consistência de uso.
Esses dispositivos padrão também fornecem pouca ou nenhuma informação em tempo real sobre os benefícios decorrentes de sua adoção. Os usuários não têm como saber qual nível de proteção recebem ou seu nível de exposição a ruídos prejudiciais.
Os gestores de segurança, por sua vez, têm pouca ideia se o EPI está a ser usado de forma consistente ou correta, especialmente com utilizadores finais altamente móveis que muitas vezes trabalham fora da vista em ambientes de ruído dinâmico. Esta falta de clareza e percepção pode resultar em falhas de conformidade e isso, por sua vez, acarreta o risco de futuras reclamações de perda auditiva induzida por ruído ocupacional.
Neal Muggleton, Diretor de Operações da Minuendo, afirma:
“Os atuais processos de perda auditiva ocupacional são um fracasso. Representam uma enorme carga de tempo e custos, mas, apesar de toda a formação, monitorização e recolha de informações, não há visibilidade do desempenho do EPI no terreno, de quem o usa adequadamente ou de quem está sobreexposto – até que seja demasiado tarde. Precisamos eliminar o ruído e encontrar uma solução que funcione para todos os envolvidos.”
Minuendo acredita que a transferência de tecnologia da indústria musical, combinada com armazenamento em nuvem e processamento inteligente de dados, é o caminho a seguir. A reputação da empresa baseia-se em ajudar os músicos a cancelar ruídos estranhos e a concentrar-se nos sons que precisam ouvir. Minuendo está confiante de que a mesma tecnologia pode ser aplicada em outras indústrias para reduzir drasticamente a perda auditiva ocupacional.
A sua solução chama-se Smart Alert, um sistema concebido para automatizar e integrar o processo de monitorização de ruído e incentivar um melhor comportamento relacionado com o ruído. O Smart Alert consiste basicamente em um conjunto de tampões de ouvido projetados acusticamente presos a um colar inteligente e uma estação de acoplamento que carrega os tampões de ouvido e baixa os dados que eles coletam. Esses dados são então armazenados na nuvem, onde podem ser interrogados.

Os resultados podem ser entregues como notificações automáticas de exposição aos indivíduos por meio de texto SMS ou e-mail, ou apresentados em painéis para torná-los relevantes e acessíveis aos gerentes de segurança, para que possam ver onde a intervenção é necessária.
O Smart Alert oferece ao empregador um registo fiável e contínuo da exposição ao ruído de cada trabalhador, para que o risco profissional possa ser distinguido de outras fontes de ruído. Melhora a vida do gestor de segurança, que agora pode identificar facilmente onde as intervenções são necessárias. Mais importante ainda, melhora a vida do funcionário, alertando-o sobre o perigo e dando-lhe acesso às informações de que necessita para se manter seguro.
O Minuendo supera esses problemas automatizando o processo de prevenção da perda auditiva, fornecendo orientações práticas em tempo real sobre a exposição ao ruído que auxiliam na adoção de comportamentos mais seguros em ambientes industriais e de construção.
A base da solução são tampões auditivos de alerta inteligentes, que monitoram continuamente os níveis de ruído, fornecendo alertas quando níveis de ruído inseguros são encontrados. Outros dados de utilização, como quando e quão bem os tampões foram colocados, também são apresentados. Os protetores auriculares possuem filtro acústico, desenvolvido inicialmente para músicos profissionais, que não prejudica a consciência situacional.

Os dados registrados ao longo de um dia são então transferidos para a plataforma segura em nuvem da Minuendo, onde são analisados e uma visão acionável é criada. Os usuários finais recebem sugestões práticas e conselhos sobre como melhorar a segurança pessoal e reduzir o risco de perda auditiva induzida por ruído. Trata-se de capacitar os utilizadores finais para alterarem o seu comportamento de segurança.
Automatizar o processo significa que o gestor de segurança recebe dados digeríveis sobre a adoção e uso de proteção auditiva e só precisa intervir quando for alertado. A maioria das fábricas ou canteiros de obras modernos contém vários sensores, dos quais existe o risco de sobrecarga de informações. Com a solução Minuendo, as notificações podem ser definidas em níveis específicos para reduzir o nível de e-mails ou SMS indesejados, para que os gestores de segurança possam concentrar os seus recursos limitados nas prioridades mais elevadas.
O fácil acesso a dados confiáveis ajuda os gerentes de segurança a criar os relatórios necessários de maneira mais oportuna e a atingir KPIs. Além disso, os dados históricos podem informar investigações sobre se a perda auditiva relacionada ao ruído foi sofrida em ambiente ocupacional ou recreativo.
Neal Muggleton conclui: “A capacidade de acessar dados significativos e agir de acordo com eles é o futuro da prevenção da perda auditiva”.
GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos
Tem uma história para partilhar?
email EngenhoeArte@yahoo.com
Comments