top of page
Foto do escritorEngenho e Arte

POLONIA AVANÇA COM O SEU HYPERLOOP, E PORTUGAL?



A empresa Hyperloop Nevomo, anteriormente denominada Hyper Poland, informou que planeia lançar os testes em grande escala ainda este ano, aproximando a tecnologia da implementação.


A Nevomo publicou uma análise que analisa os seus próprios desenvolvimentos em 2020 e os de outras empresas de hyperloop, bem como o futuro previsivel desta tecnologia.

O novo método de transporte ferroviário a vácuo magnético pode permitir viagens a velocidades de até 1.000 km/h.

Apesar da pandemia, o ano de 2020 trouxe muitos sucessos na área de desenvolvimento de tecnologia de hyperloop e esse progresso não diminuirá em 2021, disse a Nevomo. Em 2021, a Nevomo planeia lançar os testes de tecnologia de trilhos magnéticos em grande escala. Já concluiu os primeiros testes de magrail numa pista de tamanho médio, com foco no desempenho de um motor linear. Em meados de 2021, a empresa planeia iniciar os testes em grande escala.


Przemyslaw Paczek, CEO e cofundador da Nevomo afirmou

Graças à experiência adquirida com os testes de média escala do ano passado, entrar no caminho da escala real será muito mais fácil para nós. A nossa experiência também nos permitiu minimilzar o risco de cometer erros, o que seria muito mais grave numa escala maior. A nossa prioridade atual é lançar o programa piloto e o processo de certificação o mais rápido possível. Queremos ter a certeza de que a tecnologia magrail estará pronta por volta de 2024-2025 para assinar o primeiro contrato de implementação comercial”.

A empresa disse que o ano 2020 desempenhou um papel significativo no desenvolvimento do hyperloop. Os sucessos não foram alcançados apenas por empresas privadas, mas a tecnologia também se tornou cada vez mais popular entre os representantes do governo. No final de julho, o Departamento de Transporte dos Estados Unidos emitiu diretrizes estabelecendo os regulamentos para a tecnologia hyperloop, e os estados membros da UE formaram um Comitê Técnico Conjunto para supervisionar o desenvolvimento de padrões e métodos de operação comuns. A Nevomo acrescentou que os avanços que aproximam o desenvolvimento da tecnologia incluem o test-ride da cápsula Virgin Hyperloop com passageiros a bordo e o estabelecimento do Hyperloop Development Program, um projeto que envolve empresas europeias, incluindo a Nevomo.


A Nevomo está focada no desenvolvimento dos principais componentes do hyperloop como a propulsão, levitação e subsistemas de controle. Eles também podem ser implementados como parte de uma tecnologia magrail inventada pela Nevomo, já que esta é uma solução que permite o uso de levitação magnética dentro da infraestrutura ferroviária existente e uma abordagem gradual para hyperloop. Consequentemente, as atualizações podem ser implementadas como um retrofit de linhas ferroviárias existentes e, portanto, não exigirá grandes investimentos na construção de novos corredores de transporte, disse Nevolmo. Os veículos serão capazes de se mover a velocidades de até 550km/h dessa forma.



Em junho passado, a Nevomo também estabeleceu uma cooperação com a empresa espanhola de design e análise de infraestrutura IDOM. A IDOM apoia a Nevomo com a sua experiência no projeto de linhas ferroviárias de alta velocidade e pesquisa de tráfego, bem como nas análises de negócios relacionadas ao seu desenvolvimento. Juntamente com a IDOM, a Nevomo desenvolveu um estudo de viabilidade preliminar para a implementação de trilhos magnéticos na linha Varsóvia - Lodz - Wroclaw / Poznan.


Em fevereiro, foi tomada uma decisão importante em Bruxelas para estabelecer um Comitê Técnico Conjunto do CEN e do CENELEC (JTC 20). Tem como objetivo criar um sistema uniforme e normas técnicas e regulamentos de transporte ultra-rápido em todo o continente.

Uma das iniciativas que podem acelerar o desenvolvimento de tecnologias baseadas na ideia de hyperloop na Europa é o projeto 'HyperNex - Ignição do Ecossistema Hyperloop Europeu' liderado pela iniciativa Shift2Rail. O projeto visa iniciar uma pesquisa conjunta e cooperação entre empresas, centros de pesquisa e instituições de I&D interessadas no desenvolvimento de uma nova geração de sistemas de transporte, como o hyperloop. Nevomo é responsável por coordenar conceitos inovadores adequados para modos de transporte guiados.

A Nevomo também fará parte de outra iniciativa de nível europeu, o Programa Holandês de Desenvolvimento de Hyperloop, anunciado em dezembro passado. O lançamento do programa está previsto para o início de 2021 e incluirá, por exemplo, a criação do European Hyperloop Centre com uma pista de testes de 2,6 km.

Jeroen in't Veld, presidente do Programa de Desenvolvimento de Hyperloop disse:

“Com sua experiência, a Nevomo fará uma contribuição valiosa para as atividades de P&D no projeto de motores e sistemas de potência que serão realizadas dentro do grupo de trabalho Cargo.

Projetos globais, como o desenvolvimento da tecnologia de hyperloop, só podem ser alcançados por meio da colaboração entre participantes dos setores público e privado.

A pandemia do coronavírus não ofuscou a ameaça de desastre ambiental e climático e uma área importante onde as mudanças na redução da pegada de carbono são necessárias é o transporte de massa. A busca por soluções alternativas e verdes é um grande desafio para os engenheiros e tomadores de decisão. Tecnologias como o hyperloop podem ser a chave para resolver esse problema, disse Nevomo.


Johannes Braun, que se juntou ao Conselho Consultivo da Nevomo em 2020, disse

“Viagem confortável, segura e ecologicamente correta entre os centros das cidades de Varsóvia a Berlim em menos de duas horas não é mais uma visão - é tecnicamente viável”.

Anteriormente, Braun era responsável pela construção em velocidade recorde do projeto Transrapid Maglev em Xangai.



GOSTOU? então coloque um "gosto" e partilhe para os seus amigos

Tem uma história para partilhar? email EngenhoeArte@yahoo.com



162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page